Novidades

Seu carro foi atingido pelas chuvas? Saiba se o seu seguro cobre

Compartilhe:

17/02/2020 - Globo

Seguros cobrem prejuízos com enchentes? Veja a resposta desta e de outras perguntas, além de dicas para saber como agir em uma situação como esta.

Depois da enchente, o prejuízo. Muitos estados do Brasil estão sofrendo com as chuvas no início deste 2020. Ruas alagadas, garagens inundadas. Os temporais aumentaram o movimento nas oficinas mecânicas de todo o país. Mas o que fazer quando acontece com a gente? O Fantástico conversou com especialistas para tirar dúvidas. Veja:

1 – Um seguro automotivo básico cobre danos por enchentes ou chuvas?

O seguro de automóvel começa com a escolha da cobertura básica. Existem algumas opções:

A. Compreensiva, que cobre danos causados por roubo ou furto, colisão, incêndio/explosão acidental e eventos da natureza (chuvas, enchentes, inundações, granizo, queda de barreiras). Essa é cobertura mais completa – que engloba a grande maioria das apólices. Ela vale também para veículos alagados em estacionamentos e garagens.

B. Incêndio, roubo e furto: cobre somente danos de incêndio acidental, roubo e furto.

C. Terceiros: é possível contratar um seguro que cobre apenas os danos causados a terceiros, excluindo os reparos do veículo.

É importante esclarecer que, após escolher a cobertura básica, o segurado poderá incluir garantias adicionais, tornando o seguro mais completo. Exemplos: carro reserva, vidros, danos morais etc.

2 – Se eu estou no meio de uma enchente, o que devo fazer?

Antes de mais nada, é importante manter a calma. O segurado deve analisar a situação, verificando se é possível estacionar o carro em local seguro e aguardar a enchente passar. Se for necessário abandonar o carro, ele deverá fechar totalmente o veículo e procurar abrigo, de modo a preservar sua integridade física. Em seguida, ligar para a seguradora e informar a situação através dos canais de Assistência 24 Horas. Os telefones estão disponíveis nos sites, nas apólices e nos cartões das empresas. O veículo deve ser rebocado para local seguro.

3 – O motorista que tenta sair da enchente pode ter a cobertura de seguro comprometida?

Ele deve evitar o agravamento intencional do risco. As seguradoras valorizam a vida de seus segurados. Logo, se para resguardar a vida for necessário abandonar o local da enchente, essa atitude não deverá gerar a perda da cobertura.

4 – Como se avalia que um veículo teve perda total?

Em seguros, o termo correto é indenização integral. Em caso de sinistro, a seguradora avalia o orçamento para o conserto do veículo. Se esse custo for superior a 75% do valor da tabela de referência (que traz o preço médio de veículos), estará confirmada a indenização integral.

5 – Após a enchente, qual a primeira coisa a fazer? Aciono a seguradora? Ligo para o guincho?

O segurado deverá ligar para a central de atendimento da seguradora, informar o ocorrido e seguir as instruções. Ele pode solicitar o reboque pelo serviço de Assistência 24 horas. Em seguida, enviar a documentação para análise da seguradora, de forma a agilizar o pedido de indenização.

Fonte: FenSeg – Federação Nacional de Seguros Gerais.