Novidades

Os planos de saúde com mais reclamações em fevereiro

Compartilhe:

18/03/2013 - Exame

SulAmérica ainda lidera entre as operadoras de grande porte; Real Saúde foi a mais reclamada entre as de médio porte pelo segundo mês consecutivo

Todos os meses a ANS divulga o índice de reclamações do último mês

São Paulo – A SulAmérica foi pelo quinto mês consecutivo a operadora de plano de saúde com maior índice de reclamações de clientes entre as empresas de grande porte, segundo o ranking mensal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as empresas de médio porte, a campeã de queixas em fevereiro foi a Real Saúde, pelo segundo mês seguido

No site da ANS, e mais especificamente no link “Índice de Reclamações”, é possível observar o número de reclamações das operadoras nos últimos seis meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses.

O índice apresenta o número médio de reclamações para cada 10.000 clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por 10.000. Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando-se que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas pelo maior número de beneficiários, ou que as empresas com menos clientes fiquem sempre nos últimos lugares.

Boa parte das operadoras mais reclamadas em fevereiro foi punida pela ANS por falhas no atendimento ao consumidor, e a partir de 14 de janeiro ficaram impedidas de comercializar alguns de seus planos pelo menos até 14 de abril (veja a lista dos 225 planos suspensos pela ANS).