Novidades

Motociclista, a sua segurança é prioridade!

Compartilhe:

22/05/2018 - Sindseg SC via SEGS

O meio de transporte prático, rápido e o trânsito caótico em centros urbanos faz a motocicleta atrair cada vez mais pessoas a utilizar esse meio de transporte em sua rotina. Porém, o uso da motocicleta deve acompanhar uma conduta de segurança redobrada. O fato de o veículo expor o corpo do motociclista e a adoção de manobras complicadas pode elevar as chances de acidentes.

Segundo o último Boletim da Seguradora Líder, apesar de possuir somente 27% da frota nacional, os motociclistas representaram 75% dos pagamentos totais de indenizações do DPVAT nos primeiros quatro meses de 2018, liderando as indenizações por tipo de veículo no Brasil.

Durante este mês, o Movimento Maio Amarelo trabalha para chamar atenção para esse número de acidentes e para as escolhas e fatores que levam a estas ocorrências. Em sua 5ª edição, o movimento trabalha o tema “Nós Somos o Trânsito” que ressalta que o trânsito é formado por pessoas, que possuem a responsabilidade de transformar a atual realidade através da educação e de condutas seguras.

Confira algumas dicas para garantir a sua proteção:

Sempre utilize os equipamentos de segurança. O uso do capacete é obrigatório, e serve para proteger o crânio, nuca, rosto e maxilar em caso de queda. Certifique-se que o capacete está dentro da validade e possui o selo do Inmetro, que garante o êxito do equipamento em caso de choques mais violentos.

Ao escolher seu capacete, certifique-se que ao vestir ele fique justo, pois desta forma em caso de acidentes ele não desprenderá de sua cabeça.

Escolha um capacete de modelo “fechado” que possui proteção. Transite com a viseira fechada, o que protege seu rosto em caso de colisão.

Utilize calça e jaquetas resistentes, luvas, e sapato fechado reforçado de preferência sem cadarços para não enroscar em alguma parte da moto.

Certifique-se que o veículo está em perfeito estado de funcionamento. Confira a calibragem dos pneus, os freios, estado da corrente, sistema elétrico e combustível.

Mantenha-se sempre visível para os outros veículos. Por conta de seu tamanho e agilidade é muito fácil a moto permanecer em pontos cegos. Para garantir que será visto mantenha os faróis ligados, e utilize roupas claras e chamativas.

O desrespeito às leis de trânsito coloca a sua vida e a das outras pessoas em risco. Sempre respeite a sinalização e os limites de velocidade.

Não faça manobras arriscadas e sempre sinalize suas intenções.

Mantenha distância segura, pois desta forma em caso de frenagem ou manobra imprevista de outro veículo, o motociclista garante que não irá se chocar com ele.

Evite freadas bruscas, pois desta forma o peso da moto fica diretamente na roda da frente, o que aumenta a chance de perder o controle do veículo. A dica é utilizar os dois freios, os manetes e o pedal de forma simultânea e contínua.

A sua segurança depende da conscientização e da mudança de hábitos. Construa hoje a mudança, transforme o trânsito!