Novidades

Um carro é roubado por hora na Grande Vitória

Compartilhe:

15/02/2013 - A Gazeta Rosana Figueiredo rfigueiredo@redegazeta.com.br

Serra é o município onde os ladrões de veículos mais agem

Um casal entrou para as estatísticas nesta semana depois de ter o carro roubado na Praia do Canto.

Pelo menos 1.021 veículos já foram furtados ou roubados neste ano na Grande Vitória. Esse número revela uma preocupante realidade: a cada semana, 145 veículos são levados por bandidos. Até esta quinta-feira, a estatística já resultava em um veículo roubado ou furtado por hora.

Na última quarta-feira, um casal da Praia do Canto, em Vitória, também passou a integrar essas estatísticas. Marido e mulher – que não serão identificados por segurança – foram abordados por bandidos armados às 20h30 na Avenida Rio Branco.

“Estávamos na calçada, indo em direção ao carro, quando fomos rendidos. Eles ameaçaram atirar e levaram o carro, além de documentos pessoais e dinheiro”, contou a mulher, de 46 anos.

Durante o assalto, a mulher reagiu e foi ameaçada de morte por um dos bandidos. “Fiquei nervosa e corri. No mesmo instante, o bandido apontou a arma na minha direção e disse que ia me matar. Meu marido pediu que eles não atirassem, e a resposta foi: ‘dessa vez passa’. Acho que a Praia do Canto está abandonada, e a população desprotegida”, contou a mulher.

De acordo com o chefe adjunto de Investigação da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), Jorge Bichara, a maioria dos roubos e furtos de veículos ocorre na Grande Vitória. No ranking das cidades com mais ocorrências, a Serra aparece em primeiro lugar, seguida de Cariacica, Vitória e Vila Velha.

Na lista dos veículos mais visados pelos ladrões está o Gol, o Fiat Strada, o Fiat Uno e o Fiat Palio. Além da fácil comercialização, também possuem peças que podem ser vendidas em mercados clandestinos por baixos valores. Os modelos Corolla e Honda Civic também são muito roubados. Já entre as motos, a Honda CG 125 ocupa o topo da lista. Em seguida, aparecem a CG 150 e a Shineray.

Grande parte desses veículos é adulterada e vendida em outras cidades do Espírito Santo e até mesmo em outros Estados, como na Bahia. Mas também há veículos levados por bandidos para a prática de crimes, como transporte de drogas, assaltos e homicídios.


"Até agora não tenho notícias do meu carro"
T.F, 23 anos - vítima de assalto


"Fui rendida por dois homens jovens, por volta das 20h30 da última segunda-feira, em uma rua movimentada de Itapoã, Vila Velha, em frente a um condomínio. Um dos assaltantes chegou por trás e colocou um revólver na minha cintura, enquanto o outro tentou me empurrar para dentro do carro. Permaneci imóvel e reparei que eles estavam sob efeito de drogas. Um deles puxou minha bolsa contendo cartões de banco, celular, iPod e outros pertences pessoais e exigiu a chave do carro. Eles entraram no carro e arrancaram. Corri para pedir ajuda na portaria de um condomínio. Apesar de estar a poucas quadras de uma base da Polícia Militar, a viatura demorou cerca de 15 minutos para chegar ao local. Fui levada pela polícia até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência e até agora não tenho notícias sobre meu veículo."

Oito em cada dez veículos são recuperados, garante polícia

O índice de recuperação de veículos furtados ou roubados é grande no Estado, em torno de 80%, de acordo com o delegado adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), Maurício Gonçalves da Rocha.

A ação da Polícia Civil também conseguiu desarticular pelo menos duas grandes quadrilhas nos últimos meses. “Prendemos uma quadrilha que atuava no Norte do Estado. O bando levava os veículos roubados na Grande Vitória e vendia em Colatina e Linhares. A outra quadrilha era da Bahia. O grupo vinha ao Estado e encomendava os veículos que desejava, de acordo com marca, cor e ano”, explica o delegado.

Assim que os veículos eram roubados ou furtados na Grande Vitória, essa quadrilha adulterava placa, documentação e chassi. “Em seguida, comercializava os veículos na Bahia. Além de responderem por receptação e adulteração, eles também foram acusados por roubo”, acrescentou Maurício da Rocha.

De olho nos dados - Números - Furtos e roubos

De janeiro até esta quinta-feira, foram registrados1.021 furtos ou roubos de veículos na Grande Vitória

Os mais visados

Lista inclui Gol, Fiat Uno, Fiat Strada, Fiat Palio, Corolla e Honda Civic

Entre as motos, modelos mais roubados são: Honda CG 125, Honda CG 150 e Shineray

Onde mais se rouba - Cidades

Serra aparece em primeiro, seguida de Cariacica, Vitória e Vila Velha

Serra

A maioria dos casos ocorre em Jacaraípe, Laranjeiras e Jardim Limoeiro

Vitória

Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia lideram as ocorrências

Vila Velha

Praia da Costa, Glória e Itapoã tem mais casos

Cariacica

A maioria dos casos ocorre na Grande Campo Grande, área que compreende 11 bairros