Novidades

Seguradoras e bares oferecem condutor para veículo de quem bebeu

Compartilhe:

20/03/2017 - Jornal O Dia / IG

Consumir bebida alcoólica não combina com direção. Mas há uma alternativa para lidar com o dilema: um serviço que oferece motorista para quem não abre mão de sair com o próprio carro e beber. Empresas estão oferecendo essa alternativa, dando oportunidade de trabalho para motoristas. Chamado de ‘motorista amigo’, a principal aplicação do programa é a segurança de quem quer sair com o carro, ingerir bebidas alcoólicas e retornar para casa sem preocupações, uma vez que haverá um motorista profissional encarregado dessa tarefa.

O serviço já está disponível em diversas cidades do país, incluindo o Rio. E pode ser contratado por empresas especializadas, seguradoras e bares. Já é possível, inclusive, fazer agendamento prévio da hora e local que irá precisar do ‘motorista amigo’ e consultar essa disponibilidade com a empresa em questão. Existe, também, a solicitação imediata.

PARCERIA COM BARES

As empresas especializadas andam fazendo parcerias com o bares para oferecer o ‘motorista amigo’. Em alguns casos, o funcionário do estabelecimento percebe que a pessoa não está em condições de dirigir e oferece o recurso sem o cliente precisar pedir. Mas é importante que se consulte também a possibilidade do bar providenciar o profissional, caso necessário.

Vale alertar que a procura pelo serviço segue crescendo, principalmente nos finais de semana. E, em alguns casos, o tempo de espera para o atendimento acaba se tornando longo. Mas sempre valerá a pena pela segurança e conforto.

SEGURADORAS

As empresas de seguros também aderiram ao programa. A SulAmérica Seguros, por exemplo, oferece o serviço. Segundo um levantamento da companhia, no Carnaval, foi registrado um forte aumento na procura pelo recurso. Na segunda-feira da festa, a alta no número de acionamentos em relação ao mesmo dia da semana anterior foi de 766%.

Na SulAmérica, o serviço é oferecido pelo seguro SulAmérica Auto e tem alguma regras: o motorista vai até onde está o cliente e seu veículo, conforme o padrão, independente de ser dentro ou fora do município onde mora, e faz o transporte até o destino. Mas a distância máxima do local do evento a residência do segurado deve ser de 50 quilômetros.

AUMENTO DE SOLICITAÇÕES

No fim do Carnaval, entre terça e quarta-feira, a SulAmérica registrou crescimento de 168% nas solicitações do serviço ‘motorista amigo’ em comparação aos mesmos dias da semana anterior. A companhia também identificou, por meio de um levantamento, um maior volume de acionamentos por problemas mecânicos, com maior concentração na quarta-feira, 1º de março, com alta de 40%, além de 38,6% nos pedidos de reboque, em comparação com o mesmo dia da semana anterior ao Carnaval.

SERVIÇO COMPLETO

Nos casos ainda de doença súbita ou acidente pessoal, o ‘motorista amigo’ leva até em casa e estaciona o seu carro no local que você indicar, sem limite estabelecido de quilometragem. E ainda: se você não estiver em condições de indicar aonde parar, ele estacionará no lugar mais seguro próximo da sua casa, avisará algum familiar ou porteiro onde parou e entregará as chaves para essa mesma pessoa.

“O ‘motorista amigo’ foi bastante utilizado nos dias do Carnaval. Os segurados encontram no serviço a oportunidade de se deslocarem pelas cidades com mais segurança e tranquilidade”, explica o diretor de Sinistro Auto e Massificados da SulAmérica, Renato Roperto.

Quem já é cliente da seguradora, pode verificar a disponibilidade do serviço pela central de atendimento por meio dos telefones 4004-4100 (para capitais e grandes cidades do interior) e 0800-727-4100 (para demais localidades).