Novidades

Até 3 meses para conseguir peças e consertar carros

Compartilhe:

07/02/2013 - Jornal a Tribuna-ES Ana Eliza Oliveira

Oficinas do Estado estão tendo dificuldade para encontrar peças.

Montadoras não estariam repondo as que estão faltando

Os donos de veículos usados que tiveram que mandar o carro para a oficina estão sofrendo  com a demora no conserto do automóvel

A falta de peças de reposição para veículos usados é um problema que se repete com  frequência nas mecânicas do Estado.

Com isso, alguns motoristas esperam mais de três meses para que o dano seja reparado.

Um estudo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou que, neste ano, cerca de 3,5 milhões de veículos devem ser produzidos e aproximadamente 3,97 milhões comercializados no Brasil.

O diretor financeiro do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES), Frelaon Viana da Silva, explica que, com isso, as oficinas continuarão sentindo o desabastecimento de peças.

“Os fabricantes de peças não têm dado a devida atenção ao mercado de reposição. A maior parte dos componentes fabricados tem sido destinada às linhas de produção das montadoras. A prioridade dos fabricantes é produzir novos veículos”, explicou.

Na Oficina Beira-Mar, muitas peças ainda não têm previsão de chegar. Cerca de cinco veículos

aguardam reparos na garagem da oficina. “Faltam peças para a lataria dos veículos e para o acabamento. Algumas demoram até três meses para chegar”, contou o proprietário, Ricardo Barbosa

O problema também se repete na Mecânica Cau. O proprietário, José Luiz Cau, afirma que o problema é caótico.

“Os fabricantes não estocam mais peças, pois com os novos modelos no mercado, logo elas se tornam obsoletas. Com isso, os prazos estipulados para nos enviar as peças não são cumpridos, assim como os prazos estabelecidos para os clientes”, afirmou.

O diretor financeiro do Sindirepa- ES, que também é dono da RV Lanternagem, conta que amarga um prejuízo mensal de mais de R$ 40 mil.

“Só em mão de obra meu prejuízo mensal é de mais de R$ 40 mil. Acredito que, para solucionar o problema, os fabricantes deveriam determinar a quantidade de peças necessárias para atender o mercado de reposição”.

Prioridade às linhas de produção Prazo é descumprido

COM A FALTA de peças de reposição para veículos usados, os consumidores do Estado esperam mais de três meses para que os danos nos veículos sejam reparados.

> A FALTA DE PEÇAS de reposição para veículos usados é um problema que se repete com frequência nas mecânicas do Estado.

> O PROBLEMAacontece, segundo especialistas do setor, pois os fabricantes de peças não dedicam a devida atenção ao mercado de reposição de peças.

> ISSO PORQUE a maior parte dos componentes fabricados tem sido destinada às linhas de produção das montadoras.

> UM ESTUDO divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou que, neste ano, cerca de 3,5 milhões de veículos devem ser produzidos e aproximadamente 3,97 milhões comercializados no Brasil.

> COM ISSO, os donos de oficina reconhecem que o problema vai se agravar ainda mais.

> PARA SOLUCIONAR ou minimizar o problema, o ideal seria que os fabricantes delimitassem a quantidade de peças fabricadas para o mercado de reposição.