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Veja 6 modelos que saíram de linha em 2016

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06/02/2017 - Minuto Seguros

O ano de 2016 reservou muitas surpresas no setor automobilístico. Após 13 anos, a Fiat perdeu a liderança da marca que mais emplaca carros no Brasil para a Chevrolet. Mas, não foi só isso que surpreendeu: 6 modelos, de diferentes marcas, saíram de linha, entre eles, veículos conhecidos dos brasileiros, como o Renault Clio e o Palio Fire, que já chegou a ser o carro mais vendido do Brasil.

O Clio encerra sua produção após mais de 20 anos. No site da montadora, por exemplo, ele nem aparece entre os veículos vendidos, atualmente, pela Renault. Em dezembro, apenas 43 unidades foram emplacadas, concluindo que o modelo foi deixado de lado. Para suprir essa lacuna, o Clio será substituído pelo Kwid, concorrência do Up! e do Mobi, e será chamado de “mini SUV”.

Até o lançamento do Kwid, o Sandero será o carro de entrada da Renault. Hoje, para adquirir o modelo mais básico, é necessário desembolsar algo em torno de R$40 mil. O Clio era vendido R$34.985.

Quando chegou ao Brasil, em 1996, o Clio era um carro importado, mas, com o sucesso de vendas, passou a ser produzido no país, em 1999, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Era considerado muito a frente dos seus concorrentes, pois contava com itens diferenciais, como, airbag, mesmo sem a obrigatoriedade por lei, imposta só anos mais tarde. No entanto, foi perdendo o fôlego e, em 2007, passou a ser produzido na Argentina, de onde saíram quase 550 mil carros desde então.

Com o “empobrecimento” do carro a cada ano, a sua descontinuidade era questão de tempo. E, com a chegada do Kwid, o Clio deu adeus ao mercado de zero quilômetros.

Fiat descontinua 5 modelos, entre eles, o Palio Fire

A montadora italiana foi a que mais modificou o seu portfólio de vendas: tirou cinco modelos de circulação e surpreendeu o setor automobilístico.

Além do Palio Fire, que agora só será disponibilizado em vendas diretas, o Freemont, Idea, Bravo e Linea também não serão mais comercializados.

O Palio talvez tenha sido a maior surpresa dessa lista, pois o carro era um dos mais em conta do país e já havia sido sucesso de vendas em anos passados.

Já o Fremoont, que chegava ao Brasil importado do México, teve um ano fraco de vendas em 2016. Ele nem consta na lista das 40 SUVs mais vendidas do ano. A Fiat acredita que ele não tenha atraído o gosto do público. Um de seus principais concorrentes, o Dodge Journey, foi o último colocado da lista e oferece poucas diferenças, como motor e alguns equipamentos, mas tem um preço mais atrativo, principalmente em questão de usados.

A descontinuação do Ideia tem um motivo: com o crescimento do segmento das SUVs, a minivan perdeu espaço como veículo familiar. Em 2016, apenas 3.054 unidades foram emplacadas.

O Linea e o Bravo tiveram a produção interrompida na metade de 2016, pois nenhum conseguiu atingir a expectativa de vendas da montadora. O Linea, por exemplo, chegou em 2008 para concorrer com os tradicionais e líderes de mercado Corolla e Civic, mas nunca chegou nem perto de batê-los, prova disso é que em dezembro de 2016 apenas 14 modelos foram vendidos. O Bravo não conseguir somar mais do que 2 mil vendas em 2016 e também saiu de linha.