Novidades

Quinze motoristas foram detidos na GV após a Nova Lei Seca

Compartilhe:

05/02/2013 - Folha Vitória

Desde o dia 21 de dezembro, quando a nova Lei Seca entrou em vigor no país, 15 motoristas foram detidos e encaminhados aos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJ) da Grande Vitória. Os dados são Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran).

O levantamento mostra ainda que até 5.501 veículos foram abordados, até o dia 27 de janeiro deste ano, e 4.558 testes do bafômetro foram realizados. Ao todo, 509 motoristas se recusaram a fazer o teste.

Além disso, segundo o BPtran, o número de motoristas multados por ingestão de bebidas alcoólicas chegou a 567. Carteiras de habilitação recolhidas somaram 546.

Nova Lei Seca

A nova Lei Seca prevê multa de R$ 1.915,40 sendo o valor dobrado caso o motorista seja reincidente dentro do período de um ano. Para a comprovação criminal, vídeos e fotos também passaram a valer como prova.

No dia 29 de janeiro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para regulamentar a lei seca mais rigorosa. Essa determinação não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do motorista.

Mais de 8 mil carteiras recolhidas em 2012

Durante todo o ano de 2012, mais de 60 mil autos de infração foram aplicados pelo BPTran, e 8.430 carteiras de habilitação foram recolhidas. Além disso, mais de 15 mil veículos recolhidos.

Cresce o número de prisões por embriaguez em SP

O número de prisões por embriaguez no Estado aumentou no primeiro mês de vigência da lei seca mais severa. Ao longo de 2012, a média foi de dez detenções por dia. Entre 21 de dezembro e 21 de janeiro, a taxa saltou para 15

Desde o dia 21 de dezembro, a Polícia Militar fez 464 prisões em flagrante por "alcoolemia ao volante" em 30 dias. Em todo o ano passado - descontados os últimos dez dias de dezembro - foram feitas 3.606 prisões em flagrante, segundo a PM, o que dá a média de dez casos por dia. (Com informações da Agência Estado)