Novidades

Mercado está perto de marca histórica: R$ 1 tri em reservas

Compartilhe:

02/08/2016 - CQCS

O mercado de seguros, que muito em breve vai atingir a marca de R$ 1 trilhão de reservas, está pronto para consolidar o seu papel de alavanca do desenvolvimento do país. A afirmação foi feita pelo presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, na abertura do Iº Encontro de Sustentabilidade e Inovação do Setor de Seguros, realizado nesta sexta-feira (29/07), no Rio de Janeiro. Segundo ele, o setor tem obsessão de ser o protagonista  no que se refere à proteção da sociedade e de ter participação mais efetiva na política macroeconômica.

A respeito do tema do encontro, ele acentuou que o seguro tem tudo a ver com a sustentabilidade, pois o princípio básico dessa atividade é “evitar o desperdício de recursos”.

Marcio Coriolano disse ainda que, após “andar de lado” em 2015, o mercado de seguros começa a se recuperar. “Alguns segmentos já esboçam a reação, embora ainda haja decréscimo da receita em termos reais”, comentou.

Para o presidente da CNSeg, o setor está pronto e “sólido” para o novo ciclo de prosperidade do país. “Há certa ignorância no Governo com relação ao potencial do mercado. Precisamos mostrar que podemos contribuir muito”, assinalou.  Durante o evento, foi lançado o 1º Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, elaborado de acordo com as diretrizes e indicadores Global Reporting Initiative (GRI). Esse modelo favorece a organização do conteúdo e a comparabilidade dos indicadores do setor, com os de cada empresa integrante ou os de outros setores da economia.

Além de uma visão geral, o relatório resume os mais importantes acontecimentos e destaques do ano de 2015 referentes à CNseg e as suas quatro federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSade e FenaCap).

Na programação, um dos destaques foi a palestra “Liderança em Sustentabilidade”, ministrada pelo economista e presidente do Insper, Marcos Lisboa, além do painel “A jornada de sustentabilidade do mercado segurador colombiano, que contou com a participação da diretora de Inclusão Financeira e Sustentabilidade da Federação Colombiana de Seguradoras (Fasecolda), Alejandra Diaz.

Foi realizado ainda um painel voltado à jornada de sustentabilidade e inovação no mercado segurador brasileiro e uma mesa-redonda intitulada Caminhos para o futuro: sustentabilidade e inovação”, que reuniu representantes de diversas seguradoras.