Novidades

Roubos e furtos de veículos cresceram 7,6% até maio

Compartilhe:

30/06/2016 - CQCS

Dados da Federação Nacional de Seguros (Gerais) indicam que, de janeiro a maio, 228.499 veículos foram roubados ou furtados no Brasil, o que representou um incremento da ordem de 7,6% em comparação ao montante registrado no mesmo período no ano passado. “isso significa que, a cada minuto, um carro é levado pelos ladrões no País”, afirmou o assessor da diretoria da Fenseg, Danilo Sobreira, no seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”, que a Fenacor realizou nesta terça-feira (28/06), em João Pessoa (PB), com o apoio da Escola Nacional de Seguros, Fenseg, Sincor-PB e Observatório do Trânsito.

Ele acrescentou que a quantidade de veículos roubados ou furtados até maio corresponde a mais de dois meses de produção da indústria automobilística.

Segundo o palestrante, esse percentual de crescimento dos roubos e furtos de veículos somente não foi bem maior porque São Paulo já colhe os frutos de uma lei estadual que regulamenta o desmonte de veículos. “Lá, houve uma queda de 5,12% dos roubos e furtos. Sem considerar os dados de São Paulo, haveria um avanço de 16,49%”, revelou Sobreira.

O mais grave é que são claros os indícios de que grande parte dos veículos levados pelos ladrões tem como destino as oficinas de desmanches irregulares. O assessor da Fenseg lembrou, inclusive, que dos 500 mil veículos roubados ou furtados, em média, a cada ano, no Brasil, mais de 200 mil não são recuperados pela polícia. “Podemos afirmar que, nos últimos cinco anos, um milhão de veículos simplesmente desapareceram no país”, observou.