Novidades

Transporte Veicular: você está protegido com seu seguro de bicicleta?

Compartilhe:

29/06/2016 - Terra

Seu seguro de bicicleta realmente está te protegendo contra furtos durante o transporte da sua bike no carro?

É fato que aumenta a cada dia o número de furto de bicicletas e, como consequência natural, a procura por seguros de bicicleta. Imagino ainda que todo ciclista como eu, quase que diariamente, ouve falar ou acompanha nas redes sociais notícias de furtos de bicicleta e nesta semana compartilharam na internet a notícia do furto de uma bike que estava na caçamba de um veículo. Até aí, você poderia pensar: fato corriqueiro. Mas o intrigante é que a bike estaria sob a vigilância do proprietário, sentado no banco de uma lanchonete, em frente ao seu veículo.

Esta notícia caiu como uma luva para que eu falasse sobre cuidados ao guardar sua bicicleta no veículo, e imagino que irá ajudar muito ciclista desavisado por aí, principalmente aqueles que possuem ou querem contratar um seguro de bicicleta, imaginando que estarão protegidos contra qualquer infortúnio. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe “seguro total” para bicicletas. Assim como qualquer modalidade de seguro, há sempre eventos específicos cuja cobertura está excluída na apólice de um seguro de bicicleta (que, infelizmente, ninguém lê).

Irei falar aqui da cobertura para furto e roubo, que sem sombra de dúvidas é a principal preocupação do ciclista quando contrata um seguro para sua bike.

Furto e Roubo

Até o dia em que entrei em uma sala de aulas para me formar corretor de seguros, ninguém me convenceria que estas palavras não são sinônimos. Pois é, não são. Ficou surpreso? Quando entendi, também fiquei. Explico:

Se um ladrão leva a sua bike sem que você perceba, ou sem estabelecer contato com você, trata-se de um furto. Ou seja, se ele entra em sua casa, arromba seu carro, ele furtou sua bike.

O roubo, por sua vez, acontece quando você está pedalando, por exemplo, e é abordado, e sofre algum tipo de coação, ameaça, violência, conforme descrito no artigo 157 do Código Penal. É um crime muito mais grave e perigoso do que o furto, pois entra uma segunda variável, que é a maneira como você irá reagir e, por conseguinte, como o ladrão irá reagir. Na linguagem do seguro, assalto é sinônimo de roubo.

Furto qualificado e furto simples

Furto qualificado, segundo o Código Penal, artigo 155, é aquele que ocorre com destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Já em caso de furto simples, não há qualquer indício de que o objeto foi furtado. Caracteriza-se ação cometida para subtração de coisa móvel sem quaisquer dos agravantes descritos no furto qualificado. Ele simplesmente desaparece. Em tese, os furtos simples não são cobertos porque a rigor, não é possível sequer provar que houve um furto. Observe os detalhes das duas fotos acima (caso não esteja visualizando a foto, sugiro este link ). Em caso de furto, qual das duas situações NÃO estariam cobertas por um seguro de bicicleta?

Talvez se não tivéssemos apontado os detalhes das fotos, você provavelmente diria que a foto de número 1 é a que estaria correta. Pois digo que a foto 2 representa uma situação em que o furto da bike estaria coberto por sua apólice de seguros.

Note que na figura 1 a bike é “amarrada” ao suporte, mas não haveria dificuldade para o ladrão lograr êxito em sua empreitada, a não ser simplesmente desamarrando a fita que prende a bike.

Já a figura 2 mostra uma bicicleta aparentemente mais exposta, mas no detalhe você verá que a mesma está presa ao veículo por um cadeado, oferecendo resistência ao bandido, que teria de empregar instrumentos apropriados para romper o lacre.

É justamente aqui que a coisa complica, para você como cliente e para mim como corretor. Imagine que você fosse seja o proprietário da bike da foto número 1 e tivessem-na roubado e, ao reclamar o seguro, tivesse sua cobertura negada?

Nestes meus 13 anos no mercado de vendas, gosto de dizer que o cliente bem informado passa de vítima a cúmplice. Perdoem-me pelo humor negro, mas traduzindo: o cliente consciente é o melhor cliente. É quando você compreende seu papel na relação de consumo é que está de fato protegido.

É com o objetivo de informar o ciclista que deseja pedalar protegido, que criamos nosso blog no www.veloseguro.com, onde você também tem acesso às informações mais relevantes sobre seguro de bicicleta no Brasil. Conheça e confira outras matérias publicadas sobre este e demais temas envolvendo segurança no pedal.

Duilly Cicarini é corretor de seguros e CEO na Veloseguro, site especializado na comercialização de seguros de bicicleta.