Novidades

Quando vale a pena acionar o seguro do carro por conta das chuvas

Compartilhe:

31/05/2016 - Edilson Vieira - Repórter de Veículos via JC Online

Motorista que teve carro avariado deve avaliar os gastos para ver se são superiores ao valor da franquia

Seguradoras se responsabilizam por danos causados por alagamentos Alexandre Gondim/Arquivo JC Imagem

A boa notícia para quem tem carro segurado é que o seguro cobre sim, despesas provocadas por problemas com as chuvas fortes, como alagamentos. Mas o que o motorista tem que observar é se vale a pena acionar a seguradora. Se o valor do conserto for menor que o valor da franquia que ele terá de pagar, a resposta é não. “Não vale a pena acionar o seguro para um conserto pequeno, como lavagem de tapetes e bancos”, aconselha Carlos Valle, diretor regional da Federação Nacional de Corretores de Seguros (Fenacor).

Mas se o problema foi mais grave, como o calço hidráulico – que é quando o motor trava ao passar por uma água mais profunda, o seguro pode e deve ser acionado. O mesmo vale para quem teve o carro invadido pela água em garagens subterrâneas. Se o estrago foi grande, procure a seguradora. Desde 2004 todos os planos básicos de seguro com cobertura contra colisão, incêndio e roubo também devem se responsabilizar por submersão do veículo em água doce.

O mesmo conselho vale para acidentes provocados por conta das chuvas, como a queda de uma árvore em cima do veículo ou quando o carro cai em um buraco da rua encoberto pela água e danifica a suspensão. Nestas situações, o conserto certamente não sairá barato e aí é onde entra a a seguradora. “Qualquer reparo acima do valor da franquia, e que não seja caso de perda total, é motivo de acionar a seguradora para pedir o conserto”, diz Carlos Valle. O diretor da Fenacor lembra ainda que, qualquer que seja o problema com o carro, o motorista pode chamar a assistência mecânica 24 horas solicitando, por exemplo, que um guincho retire o carro de uma área alagada.