Novidades

Seguro popular de carro pode ficar até 30% mais barato que o normal

Compartilhe:

29/02/2016 - Economia ao minuto ( www.noticiaaominuto.com.br)

Em fase de regulamentação pela Susep, a novidade vai permitir que as seguradoras utilizem peças usadas nos casos de colisão dos veículos segurados

Os motoristas com veículos fabricados há cinco anos ou mais terão a opção de fazer, ainda neste semestre, um seguro popular, que poderá render uma economia de até 30% em relação ao valor pago tradicionalmente. Em fase de regulamentação pela Superintendência de Seguros Privados, a novidade vai permitir que as seguradoras utilizem peças usadas, oriundas de empresas de desmontagem de automóveis, nos casos de colisão dos veículos segurados. Hoje, as empresas são obrigadas a utilizar apenas componentes novos, o que encarece o prêmio para os clientes.

Dados do Detran-RJ permitem ter um panorama da situação: de uma frota de 4.022.432 veículos fabricados desde o ano 2000, 3.107.022 — ou 77,2% deles — têm cinco anos de fabricação ou mais. Desse total, estima-se que 2,8 milhões de carros estejam desprotegidos somente no Estado do Rio.

A proposta da minuta de resolução sobre o seguro popular ficou sob consulta pública durante 30 dias, até o mês passado. Agora, ainda será submetido à Procuradoria Federal e, em seguida, à Diretoria Colegiada da Susep. Se for aprovada, a resolução será encaminhada ao Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), cuja próxima reunião acontecerá em 30 de março. A superintendência afirmou que está se esforçando para que a minuta seja encaminhada ao CNSP já nessa data.