Novidades

Seguro para PME vai além de proteção patrimonial

Compartilhe:

26/02/2016 - Exame

Simples e acessível: contratação de seguro para pequenas e médias empresas pode ser mais barato do que um seguro automotivo, dependendo do porte do negócio

As pequenas e médias empresas (PMEs) respondem por 99% das atividades com fins lucrativos do país. Porém, menos de 30% dessas empresas contratam algum tipo de seguro para o seu negócio, segundo mostra um levantamento recente realizado pelo setor securitário. A principal razão para esse número ser tão baixo é o desconhecimento das coberturas e serviços oferecidos aos pequenos e médios empresários.

“O empreendedor acredita que contratar um seguro para sua empresa é um processo caro e complexo. Mas não é”, afirma Felipe Smith, diretor utivo de produtos pessoa jurídica da Tokio Marine Seguradora. “A contratação é simples, feita por meio de corretores especializados, e o valor é acessível, podendo até ser mais barato que um seguro automotivo, dependendo do porte do negócio.”

A oferta de seguros para pequenas e médias empresas vai além da proteção patrimonial. Incêndio, roubo ou furto, danos por vendaval e danos elétricos aos equipamentos e maquinários da empresa são as coberturas mais frequentemente solicitadas. Há, ainda, a cobertura de responsabilidade civil, que garante os danos causados a terceiros pela empresa. Mas existe uma oferta muito mais ampla de serviços, como seguro de vida, orientação jurídica e gestão de imagem, além de proteção contra riscos específicos de cada ramo. Alguns exemplos: cobertura de equipamentos de consultórios médicos e odontológicos; responsabilidade civil para escolas, que pode se estender para a cobertura de passeios e viagens dos alunos; e cobertura de home office para escritórios.

A extensão das coberturas na apólice é um dos critérios que o empresário deve considerar na hora de contratar o seguro, porém, outros fatores também são importantes. José Carlos Bittencourt, proprietário da Dois Anjos Comércio de Tecidos e Sintéticos, empresa de médio porte do ramo têxtil baseada em Santa Catarina, conta que sempre fez seguro para seu empreendimento. “Anualmente, fazemos uma pesquisa de preços no mercado. Quando temos os orçamentos em mãos, comparamos as coberturas, verificamos a solidez da empresa que nos pareceu mais interessante e as condições de atendimento. Nos últimos anos, a Tokio Marine vem cumprindo bem esses três requisitos básicos”, diz Bittencourt.

Em abril de 2014, a Dois Anjos precisou recorrer à seguradora. Um incêndio de grandes proporções, causado pela explosão de um nobreak, destruiu uma das lojas da empresa em Florianópolis. “Tudo começou por volta de 22h30. Os bombeiros vieram rapidamente, mas não foi possível controlar o fogo. Ligamos imediatamente para o nosso corretor, que acompanhou conosco o drama de ver a loja ser inteiramente queimada”, afirma Bittencourt. A seguradora enviou seus técnicos para apurar as causas do incêndio, em um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.

“A pedido da diretoria comercial, a equipe de regulação de sinistro da matriz, em São Paulo, veio pessoalmente à empresa para se colocar à disposição para uma rápida atuação. Corretor e seguradora estiveram ao nosso lado o tempo todo e nos permitiram reconstruir e reestruturar a loja”, diz Bittencourt, que prevê a reinauguração do estabelecimento até o fim deste semestre.

Coberturas diversificadas

Em meio à crescente oferta de seguros, Felipe Smith acredita que o diferencial de uma seguradora para atender as PMEs está na atenção aos nichos. “Nossos produtos são elaborados com base nas necessidades reais dos clientes. A Tokio Marine está preparada para atender qualquer setor de atividade comercial ou industrial e, em todos os casos, oferecemos serviços diferenciados”, afirma Smith. Entre esses serviços o utivo destaca as coberturas de orientação jurídica para esclarecer questões legais, gerenciamento de crises de imagem, despesas médicas e hospitalares de empregados, cobertura de perda e pagamento de aluguel com seguro-fiança, entre outras.

“O mercado de seguros é extremamente regulamentado, tem profissionais altamente qualificados e mantém-se atento às necessidades do consumidor”, diz Smith. No caso da Tokio Marine, a empresa já oferece cobertura para diversos setores das PMEs, como clínicas e consultórios, escolas, academias, escritórios, salão de beleza e estética, entre outros. De acordo com Smith, o segmento de salões de beleza e academias tem mostrado um crescimento significativo na participação de mercado. “São setores que cresceram muito nos últimos anos e é natural que sejam mais conscientes sobre a importância de contratação de seguros que atendam às suas necessidades.”

Do lado dos empresários, Bittencourt reforça a necessidade de contratar um seguro. “Somos a prova de que é essencial contar com uma seguradora forte, que responda com rapidez às necessidades da empresa. É um serviço crucial”, afirma.