Novidades

Você sabe como é feito o reajuste do valor do seguro do carro?

Compartilhe:

21/01/2014 - InfoMoney

Todo começo de ano é a mesma história. Junto com o ano novo também aparecem contas novas. Este período é época de organizar as finanças; renovar contratos, pagar impostos e encarar a subida dos preços de diversos produtos. Com o seguro do carro não é diferente. Seu valor é reajustado todos os anos com base em fatores que o site Prestum Seguros explica mais abaixo para você se preparar melhor para esse período de avalanche financeira.

Conta do reajuste

Ao contrário do que muita gente pensa, o preço do seguro do carro não tem relação direta e exclusiva com o valor do veículo, a inflação ou qualquer outro índice de mercado. “O reajuste é realizado segundo o índice de sinistralidade de roubo e furto que resulta na perda total do veículo – ou seja, no seu desaparecimento. Outro fator é o preço da mão de obra e das peças empregadas no reparo dos automóveis, cujo valor é reajustado pelas montadoras”, explica Nilson Arello Barbosa, coordenador da Comissão Técnica de Automóvel do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo).

Dirceu Penna, consultor especialista em seguros e sócio-proprietário da Magalhães Penna Corretora de Seguros, destaca o papel das colisões na conta do reajuste. “Ao redefinir o valor do seguro auto, as seguradoras fazem uma conta que inclui o custo médio do reparo e da substituição de peças, a frequência de colisões de todos os seus beneficiários e o custo médio das indenizações pagas aos clientes por perda total, roubo, furto, incêndio e batidas.”

Roubos e furtos em 2013

De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), houve um total de 469.106 roubos e furtos de veículos em 2013, número 7,47% maior com relação a 2012. Para efeitos de comparação, essa alta foi menor que a ocorrida de 2011 para 2012: 9%.

Perfil do segurado

É essa a conta que determina o preço do seguro de cada veículo, tendo como referência o fabricante, o tipo de automóvel, o ano e o modelo. “As alterações dos condutores, CEP de pernoite e garagens também contribuem para o aumento específico do custo do seguro em sua renovação”, comenta Barbosa.

Dessa forma, a análise do perfil dos clientes e do condutor principal são os últimos elementos definidores do preço do seguro do carro, e podem resultar em descontos ou aumentos proporcionais ao risco oferecido às seguradoras.

Renovação do seguro

Como as seguradoras trabalham com dados próprios, obtidos a partir da experiência de seus clientes, a definição do preço do seguro auto varia de uma companhia para a outra. Por isso, se o reajuste parecer excessivo, não existe a obrigação de renová-lo. “O cliente tem como pagar o melhor preço, assessorado por um corretor de seguros que o ajudará a pesquisar o melhor seguro para o seu perfil, já que esse mercado é muito competitivo”, comenta o especialista em seguros Dirceu Penna.

Nilson Arello Barbosa, coordenador da Comissão Técnica de Automóvel do Sincor-SP, dá outras dicas sobre como descobrir o seguro de carro que atende às suas necessidades. “Analise junto com o corretor de segurosos valores das franquias e verifique se precisa mesmo contratar coberturas acessórias como as voltadas para carro-reserva, retrovisores, faróis, lanternas. Também é interessante avaliar a cobertura para assistência emergencial, diminuindo a quilometragem assegurada caso não tenha o hábito de viajar com aquele veículo da família.”