Novidades

Mercado de seguros de automóveis em crescimento

Compartilhe:

22/04/2013 - Agência IN

O brasileiro está mais preocupado com o seguro de automóveis. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regulamenta o setor, em 2012, houve arrecadação de R$ 28,3 milhões em prêmio. Em 10 anos, o valor de arrecadação em prêmio direto cresceu quase R$ 10 milhões. Em 2002, segundo a SUSEP, esse valor foi de R$ 20,1 milhões.

Nos dias atuais, em que a internet virou a principal fonte de pesquisa e é cada vez mais usada na aquisição de bens e serviços, a cotação de seguro online vem aumentando. O site da Smartia, empresa pioneira na venda de seguros de carros pela internet, já teve mais de um milhão de acesso desde a sua criação.

Rodrigo Caixeta, CEO da Smartia, acredita que "o seguro online representará 10% do mercado segurador dentro de cinco anos". A empresa, que oferece cotação em tempo real com oito seguradoras (Allianz, BNP Paribas - Cardif, Bradesco Seguros, HDI Seguros, Liberty Seguros, Marítima Seguros, Tokio Marine Seguradora e Zurich Seguros), tem hoje 80 funcionários e vê expansão nos negócios. Para Caixeta, "até o final do ano, a empresa estima vender 15 mil apólices de seguro".

No Brasil, a frota de veículos automotores é de mais de 76 milhões de unidades, sendo que destes mais da metade, ou seja, mais de 42 milhões são automóveis, segundo dados do DENATRAN. Com o incentivo do governo, de manter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido até dia 31 de dezembro de 2013, houve também incremento na venda de automóveis novos.

Somente em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) foram comercializadas 787.678 unidades de automóveis e comerciais leves, de janeiro a março deste ano, no país. Somente em março foram vendidos 268.359 carros, alta de 20,6% em relação às vendas em fevereiro deste ano.