Novidades

Entendendo o Seguro de Vida: o que é e como funciona?

Compartilhe:

15/08/2022 - Omint

Desmistificamos o assunto para você e destacamos os principais pontos.

O seguro de vida é um produto que tem como objetivo principal trazer proteção financeira para você e para as pessoas que você ama. Porém, necessidades diferentes requerem tipos de seguros diferentes.

Para que você comece a entender melhor como funciona, abordaremos neste artigo os principais pontos do seguro de vida individual, de forma mais simplificada.

Entendendo o propósito do seguro de vida

Com o passar dos anos, adquirimos experiências, vivenciamos momentos, e, em determinado momento, começamos a nos preocupar mais com as nossas responsabilidades, e manter-se seguro parece ficar mais urgente. Além disso, você pode começar a desejar mais a sua independência financeira ou construir uma família.

Uma das maiores preocupações quando chegamos nessa fase, independente de qual seja o seu objetivo, é manter-se seguro financeiramente ou garantir que sua família também tenha a mesma segurança. Mas, imprevistos acontecem e ninguém gosta de ser pego desprevenido.

E é exatamente nesse momento que o seguro de vida se faz necessário, para você ou para sua família. Uma vez que ele foi criado para garantir proteção financeira caso ocorra algum imprevisto.

O que é Seguro de Vida e como ele funciona?

Conforme citamos, o Seguro de Vida Individual é um produto contratado com o objetivo de proteção financeira. Ele pode ser utilizado para diversas finalidades, como proteção da sua renda, sucessão patrimonial ou para garantir que seus planos sejam concluídos sem grandes preocupações e imprevistos.

Vamos entender de que forma isso funciona na prática?

Para começar, vamos entender um pouco sobre os termos utilizados para este produto e o que eles significam na prática.

O contratante do Seguro de Vida é chamado de segurado e é o beneficiário principal do seguro. É ele quem assina a apólice com a seguradora.

A apólice é o documento emitido pela seguradora quando você contrata um seguro, e explica exatamente o que o segurado está contratando, quais são as cláusulas, condições e riscos daquele contrato.

Seguradora é uma empresa que assume determinados riscos no lugar do cliente. É a Seguradora que vai pagar o Capital Segurado em caso de sinistro coberto. Em troca, o cliente paga para a Seguradora uma certa quantia, chamada de prêmio.

O corretor é o especialista, que tem o papel de encontrar e oferecer a melhor opção para o contratante, de acordo com o seu patrimônio e objetivo, apresentando opções que satisfaçam as suas necessidades.

Na apólice será definido o que chamamos de Capital Segurado ou Importância Segurada (IS), o valor do prêmio, as assistências cobertas pelo produto escolhido, e caso seja o desejo do segurado, ele também pode incluir o nome de beneficiários, que são as pessoas escolhidas pelo contratante do seguro para receber a indenização caso o segurado (que é o beneficiário principal) venha a falecer.

Segundo o Código Civil, não é obrigatório que o segurado indique quais pessoas serão escolhidas, uma vez que no caso da ausência do beneficiário, o capital segurado é pago diretamente para a família. Em caso do desejo que o capital segurado vá para outra pessoa além da família, como namorados ou amigos, os nomes precisam estar obrigatoriamente descritos na apólice. Porém, é necessário consultar as possibilidades de quais pessoas fora da família podem ser escolhidas junto a seguradora.

Para facilitar ainda mais a sua compreensão, vamos traduzir alguns termos presentes na apólice:

Assistências são prestações de serviços que são incluídos na apólice, que você pode utilizar – dentro dos limites descritos na apólice e após cumprido o período de carência – após contratar um seguro de vida. As assistências podem variar de acordo com o tipo de produto de seguro de vida que você contrata. Alguns exemplos de assistência:

Assistência residencial: auxilia com serviços de encanador e eletricista, por exemplo.

Assistência pet: auxilia com serviços de transporte, consultas e aplicação de vacinas.

Sinistro é a concretização dos eventos que estão previstos na apólice. Logo, ele pode ser acionado conforme a contratação do seguro, ou seja, em caso de morte do segurado ou em casos de doenças, invalidez ou acidentes.

Capital Segurado ou Importância Segurada (IS), é o valor estabelecido em conjunto com a seguradora que será pago ao beneficiário caso ocorra o sinistro. É determinado com base na necessidade de proteção financeira, renda e patrimônio constituído de cada cliente.

Prêmio é o valor que é pago à seguradora de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Essa periodicidade é determinada pelo tipo de produto contratado, muitas vezes com mais de uma opção para que o segurado escolha qual melhor se encaixa na sua realidade.

É importante ressaltar alguns outros fatos sobre o Seguro de Vida

Existem coberturas que são pagas ao próprio segurado em vida, por isso ele é o principal beneficiário da apólice. Um exemplo são os casos de acidentes com invalidez. Se o seguro prevê essa cobertura, o próprio segurado é o beneficiário que irá receber a indenização ou seja a importância segurada.

No caso de morte do segurado, (seja natural ou acidental), o capital segurado é pago aos beneficiários escolhidos pelo segurado. Nos casos em que não há ninguém descrito na apólice, o pagamento segue conforme Lei vigente aos sucessores e na falta deles aos antecessores familiares.

Dessa forma, conseguimos enxergar que o Seguro de Vida é importante em todas as fases, desde o momento em que você inicia sua vida financeira. Ter proteções que garantam a segurança de não se tornar dependente novamente traz mais tranquilidade no dia a dia.

As coberturas que protegem a sua própria renda, como é o caso de doenças graves, invalidez e até mesmo internações hospitalares, não são as coberturas mais faladas, pois são coberturas adicionais. Ainda assim, cada vez mais pessoas entendem a importância de ter esse tipo de proteção e percebem como o seguro pode auxiliar mesmo antes de ter uma família constituída.

Qual a importância da contratação de um Seguro de Vida?

Agora que você já sabe sobre os principais termos utilizados para o seguro de vida e o que significam, podemos entender melhor qual a importância deste produto.

Uma vez contratado, o seguro de vida fornece a você muito mais segurança financeira. Ele é pensado justamente para caso algum imprevisto indesejado aconteça, você possa estar protegido financeiramente.

Ninguém imagina passar por um acidente ou alguma doença grave, mas caso isso aconteça, é muito importante que você tenha a certeza de que está protegido financeiramente com um seguro de vida e que pode ficar tranquilo, pois no caso deste tipo de ativação de sinistro você receberá a importância segurada antes acordada com a seguradora. Dessa forma, você garante que não precisará retirar da sua reserva financeira, muitas vezes guardada para outros objetivos, os recursos necessários para poder cobrir este tipo de evento, facilitando que seus outros planos financeiros possam ter continuidade.

Outro ponto importante é que o seguro de vida garante a segurança financeira da família do segurado em caso da sua ausência por falecimento. Ou seja, você garante que mesmo na sua ausência, sua família contará com os recursos do seguro para manter o padrão de vida e a segurança financeira. Isso permite mais tranquilidade para você e também para a sua família.

Em alguns tipos de seguro você ainda tem o apoio de todas as assistências contratadas após assinar a apólice do seguro. Cumprido o período de carência, você conta com serviços que facilitam o seu dia a dia. Imagina poder ter, de forma mais fácil, o serviço de um encanador, um eletricista, ou saber que a vacina do seu pet pode ir até a sua casa, e até mesmo ter apoio nutricional para organizar sua alimentação.

Sabemos que, ainda assim, pode ser que muitas dúvidas surjam, pois, cada pessoa tem uma realidade muito diferente da outra e o seguro de vida realmente possui muitas opções disponíveis no mercado, cada uma com a sua especificidade. É importante lembrar que falamos neste artigo sobre o básico do seguro de vida, para que você possa entender um pouco sobre o assunto.

E claro, caso você queira saber mais sobre o tema ou surjam dúvidas, o corretor ou assessor financeiro é a pessoa certa para te auxiliar neste processo. É ele quem vai explicar com mais profundidade sobre os produtos disponíveis e avaliar junto a você o que melhor se encaixa a sua realidade e objetivo.