Novidades

Mudanças nas normas mexe no preço e nas coberturas do seguro Auto

Compartilhe:

06/10/2021 - CQCS | Sueli Santos

Durante participação de painel da Conseguro  que discutia flexibilização nesta quarta, dia 29, o vice-presidente da FenSeg e presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro, Bruno Garfinkel, disse que as normas de flexibilização da Susep para o seguro auto permitem que as seguradoras possam mexer no preço do seguro e, também, nas coberturas. “Essas são as duas grandes intenções”, disse ele. 

O utivo destacou que as companhias terão um tempo para desenhar os novos produtos e analisar possibilidades. “Quando falamos de menor detalhamento no contrato, temos que fazer uma análise de crédito diferenciada, por exemplo”, afirmou.  

O utivo ressaltou que o corretor de seguros é a pessoa capaz de traduzir as características do contrato. Na opinião de Garfinkel o corretor é o anteparo da judicialização do mercado.  

“A verdade é que hoje as pessoas consultam no digital e procuram o Corretor porque precisam da reafirmação de que o entendimento daquela oferta foi correto. Para o bem do mercado é bom que tenhamos um bom entendimento entre as partes”, enfatizou.  

Para ele, o consumidor que estiver preocupado com o custo, deve ter agora acesso a produtos mais restritos com preço menor e, na opinião dele, das duas formas haverá uma melhor oferta de produtos e, talvez novas empresas possam trazer novas possibilidades ao mercado”, analisou. 

Ao ser questionado sobre a cobertura intermitente, o utivo disse ter dúvidas se o cliente está preparado para ligar e desligar sua cobertura. Além disso, ele destacou que é preciso falar da composição do risco. no Brasil ainda há uma grande parcela de roubo, furto e alagamento e muitas pessoas não têm seguro. “Um carro parado está sujeito a alagamento, por exemplo, quem deixa o carro na rua corre o risco de ser atingido na traseira por outro carro”, disse. 

Para ele, quando o carro for 100% conectado, que não deixa a pessoa esquecer de ligar o seguro, talvez funcione. “Vamos ter um produto, mas não um massificado que funcione imediatamente”, finalizou.