Novidades

Saiba a importância de ter um seguro de responsabilidade civil profissional

Compartilhe:

14/12/2020 - Revista Apólice

Seguro visa amparar aqueles que realizam serviços profissionais de engenharia, assim como quem supervisiona ou controla diretamente as obras

Em levantamento feito pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção, a engenharia será a segunda profissão mais relevante do mercado em 2021. Diante dessa expectativa de retomada do setor, que movimenta diversas frentes, como área civil, elétrica, mecânica, agrícola entre outras, a Porto Seguro ressaltou sobre a importância desses profissionais contarem com o seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Segundo Marcelo Santana, gerente de Ramos Elementares da seguradora, o Responsabilidade Civil Profissional é indispensável para os profissionais de engenharia, diante dos riscos que a profissão envolve e que qualquer profissional está sujeito a passar. “O seguro ampara aqueles que realizam serviços profissionais de engenharia, assim como quem supervisiona ou controla diretamente os estudos de viabilidade, levantamento de informações técnicas, cálculos ou pesquisas”, afirma.

O produto conta com coberturas para reclamações de terceiros vinculadas a atos danosos ocasionados pelo segurado (profissional) durante o exercício da profissão, reembolso dos custos de defesa e também gastos com restituição de imagem, no qual a seguradora pagará os custos de um plano para restituir a imagem do profissional caso necessário. Além disso, garante perdas resultantes de vazamento acidental, ocorrido de forma súbita e imprevista, e de substâncias de quaisquer poluentes (exceto materiais nucleares e/ou radiativos) que tenha cessado em até 72 horas após seu início.

“Nenhum profissional está isento de falhas, no entanto, quando isso ocorre, o prejuízo financeiro pode impactar todo o negócio e a imagem do engenheiro”, ressalta Santana. “Por isso, contar com o seguro é importante para amparar as possíveis perdas financeiras em consequência dos seus atos, erros ou omissões”, conclui.